on sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 | 9 cousas
Já houve o tempo em que as águas do inverno aqui, em São Luís, caíam desde o finalzinho de novembro, encharcando todo o mês de dezembro. Hoje em dia, as águas dão uma espiadinha no mês de dezembro, todos se animam com o molhado da terra e naaada de inverno chegar. O calor faz é ficar mais arretado ainda. Há alguns dias as tardes têm passado nubladas, prenunciando a chegada do inverno "de verdade" e, no finzinho da manhã de hoje, a chuva resolveu cair. E não foi uma chuvinha qualquer. Alguns problemas em toda a cidade foram detectados, mas, de repente, o sol voltou como se nunca tivesse saído. Acho que começou sim o ditoso inverno.

O horizonte, pela tarde, voltou a ficar cinza e a nostalgia me inspirou a lembrar de coisas, pessoas e momentos, que eu não me recordava há algum tempo recente. Lembrei que nas chuvas dos invernos passados, eu sentia saudades dos coleguinhas de classe, das farras dos irmãos onde só eles sabiam incluir uma menininha com méritos de menino, das bonecas que não duravam mais que um dia, dos meninos espertos que eu tinha vontade de beijar, das birras que eu fazia com meu pai só para ser levada à praia, dos passeios com a mamãe que eram curtidos no colo...

Hoje eu já não sinto saudades dessas coisas, como dantes. Cresci e aprendi que foram momentos ímpares que nunca serão repetidos, mas só lembrados com um sorriso no rosto e um olhar para o céu. Felizmente, o céu que olhei hoje estava inspirador, da cor da nostalgia: desbotado! As razões das minhas lembranças recentes são ausências dos mais queridos...a amiga que foi conquistar o mundo, do namorado que mora em outra região do país, do amigo que em breve viaja ao encontro da sua liberdade e de todos os momentos que eu vivi com cada um deles.

Estou mais sinestésica que nunca! Sinto até o gostinho da cachaça de acerola tomada nos encontros de amigos, sinto o aperto do abraço do meu amor como se ele não tivesse me deixado entrar no ônibus da rodoviária e voltar para a minha casa, vejo o sorriso bonito da morena sempre doce e dançante, e ouço também a voz do meu amigo falando apaixonada e freneticamente sobre alguma aventura que ele teve. Não sei quando terei essas coisas novamente. Aliás, parece que meu mundo "laranjinha" está tomando novas cores, novos tons e nada vai mais se repetir, com o mesmo som, gosto, cheiro e cor.

A saudade vai seguindo ditando novos rumos, novas vidas, novos ventos, novas chuvas...

9 cousas:

Dona Reis disse...

Lindo,amiga!
Não se preocupe!
Mesmo estes "novos rumos, novas vidas, novos ventos, novas chuvas..." um dia vão se encontrar!
I like you!

Amigao disse...

Que nostágico né? Mas sabe ter saudades é muito bom é melhor que caminhar vazio.
Todos esperamos por melhores dias.
Que comece hoje, né?
Felicidades pra você.

Beijão do amigao

Su disse...

Saudades, saudades, saudades... Essa doninha chega assim e quando a gente menos espera está com algumas lágrimas que misturam-se a sorrisos e sensações inexplicáveis. Só quem viveu sabe o que fala. E dias cinzentos são sempre nostálgicos...

*Cachaça de acerola?!! Não sabia dessa!!!

Beijão, Flor!!!
Bom final de semana

Su disse...

Corrigindo:

*Estamos com algumas lágrimas nos olhos que misturam-se a sorrisos e sensações inexplicáveis.

Polyana Amorim disse...

Sua aziada, bleh!

Tu não sente saudade de mim?! O.o

Magoei, snif!

Dani M. disse...

e nem por mim??

Eu tb vo embora, lá pro turu, mas não deixa de ser embora, ué!

Macaca!

natália disse...

Menina, babado até pra mim, viu?
Eu tinha outro blog com um grupo de amigas 1000 anos atrás, e 1000 atrás eu já me desliguei dele.
Certeza de que por lá não existe mais nenhum vestígio meu.

Anyway, eu já até postei todos os textos que um dia estiveram lá no meu amado blog.
Acho mesmo que essa "leitora-divulgadora-do-próprio-blog" andou se enganando, hehehe.
Sabe como é... esse pessoal que vive procurando link.

Sobre o teu post, eu adoro essa nostalgia que só o cheirinho de chuva proporciona. Sol é diferente. Já a chuva... traz sempre um monte de lembrança. Lembrei agora da minha capa de chuva azul e da minha sombrinha rosa cheia de babadinho.

Luca, adivinha?
Quero te convidar pra Coluna. Já é ou já era?

Beijinho

Du disse...

Adorei esse texto, Luca!
Senti saudades de coisas minhas também, veio tudo de uma vez só enquanto lia...deu vontade de chorar :(
Dias de chuva me deixam assim, mais sensível...

Alberto Júnior disse...

Melhor de tudo é saber que isso ninguém te tira tua memória.
Coisa que tem quem teve boas experiências e pode sempre ter a oportunidade de refazê-las, de outra maneira, com novas cores, sabores, cheiros, abraços e mordidas e com as mesmas e outras pessoas!

nem te conto....