on quinta-feira, 29 de julho de 2010 | 0 cousas

Parabéns pelo teu dia! Você é minha melhor amiga. Parece coisa de criança, né...

SMS que recebi no dia último dia do amigo. Tenho que concordar que parece coisa de criança sim esse troço de melhor amiga. Lembro da competição que era na infância para ser considerado melhor amig@ de fulan@. Principalmente d@ fulan@ mais popular, mais inteligente, mais nerd, mais cool.

A remetente daquela mensagem é/foi intitulada minha melhor amiga durante a minha adolescência - e eu dela -, e desde então já se vão dez anos. Nesse intervalo, tivemos incompatibilidade de percepções de mundo, de vida, de sentimentos e de pessoas e a recíproca deixou de ser verdadeira não lembro em qual aniversário de amizade. Ela perdeu o posto e, se ainda não se vingou e tirou o meu, é porque realmente pouco se importou comigo e eu muito com ela. Por isso eu ainda permanecer no cargo. Ê amizade!

Ninguém conseguiu ocupar o lugar dela... só alguém's. Muitos até tentaram, mas acho que sou tão boa nesse troço de amizade unilateral que galguei o tal posto de 'melhor amiga' na vida de várias pessoas. E isso não é falta de modéstia, é resultado de confessada boa psicologia. Sei lá, a vida tem sempre razão, e eu sempre estou lá pra demonstrar isso.

Um dos meus alguém's é 'a pessoa mais parecida comigo que eu conheço, só que do lado do avesso'. É do tipo de pessoa que me vê sofrendo por uma paixonite aguda e diz: ''bom, eu não entendo nada disso, sou insensível, procura alguém's para conversar sobre isso''. O alguém's que ele me manda procurar é exatamente quem pode estar no mundo velho, mas precisa me dar um hello para dizer: ''só não estou aí pertinho de ti, mas estou contigo''. São alguém's que me irritam ora ou outra, cujas incompatibilidades são titubeadas logo em seguida, e que estão no meu 'pra sempre' há poucos anos.

Além desses alguém's, existem os que não fazem muito esforço para serem meus melhores, mas são ótimos amigos. A diferença entre uns e outros é que, para os últimos, eu não tenho intimidade o bastante para ligar por causa de uma dor de barriga.

É por todos esses que eu sou capaz de trocar um menage a trois, que eu faço questão de torcer, de me preocupar, de mandar boas energias. E rara, raramente sinto ciúmes deles uns com os outros. Porque, no fundo, no fundo, me sinto como parideira deles: quero-os juntos, ao meu redor e felizes. E também como uma anfitriã de uma grande festa, perguntando: E ai? Está confortável na vida? Tá bom pra você?

O resto? Conheço de boas praças. ;)