on segunda-feira, 10 de agosto de 2009 | 10 cousas
My name is Luca.
I live on the second floor.
I live upstairs from you.
Yes i think you've seen me before.
[Suzanne Vega]



Segundo um quiz do twitter, ao qual respondi em um momento de estupendo ócio, meu nome deveria ser Larissa. Tanto não o levei, obviamente, a sério que não lembro muito bem que características deveria ter a pessoa que possuisse tal nome de acordo com o joguinho, mas lembro que Albertinho disse algo sobre ser mimada.

Hoje, me disseram que meu sobrinho, que se chama Luan, só poderia mesmo ter esse nome porque é inteligente e sapeca que nem a tia. Eu até que sou bem resolvida com meu nome. Mas desde quando um nome diz o que a pessoa é, de fato? Por que Luana e suas variações tem a ver com pessoas inteligentes e sapecas? Tá, tá! Sou inteligente...tô sabendo...mas sapeca? Yo?! Isso de Luana...lua...lunática é passado, pelamorDeeeuus!

Fora isso, não tenho traumas. Luana é um nome meigo e elegante. Às vezes, até soa esquisito eu chamá-lo, mesmo que seja referente a outra pessoa. É como se fosse o meu predicado e ninguém mais pudesse ter a mesma identidade que a minha. Só não gosto do segundo nome, porque ele tem cara mesmo de segundo nome...então, deixa ele lá... =S

Certamente, deve acontecer isso com uma porção de gente que nunca discutiu your name. Mas e as pessoas que têm nomes esquisitos e persistem em trocá-los? Como escolher outro prenome e adquirir uma identidade, com um vocativo que não é seu desde a nascença? Eu, que costumo colocar nomes até em carro, câmeras, ursos e etc, considero primordial que os pais tenham cuidado em colocar nome em filho. Penso que devem ser levados a sério os possíveis diminutivos, apelidos e arredondamentos...vai que o guri cresça frustrado! Nã!

And you? Seu nome tem a sua cara?

10 cousas:

Anônimo disse...

Antigamente eu não gostava muito do meu nome, mas depois aprendi a gostar. Tudo isso porque conheci poucas SUZANA's, o mais comum era Suzane,e aii fui aprendendo a gostar... Mas mamitcha resolveu me chamar assim pq era nome bíblico, acho que ela qria q eu fosse uma santa, rsrs... coitada!! rsrsrs... mas a origem do meu nome é +/- menos assim: "Sua marca no mundo!
OUSADIA,ESPÍRITO COMPETITIVO,INDEPENDÊNCIA,FORÇA DE VONTADE,ORIGINALIDADE"
Acho que é, né?!! rsrsrs...

Beijos, Luaninha inteligente e sapeca, rsrs...

Lorena disse...

E qual é seu segundo nome? XD

Eu tive uma colega Luana que não era nem inteligente e nem sapeca... Era muito chata! =P Mas fora ela, todas as Luanas que conheci eram meigas e românticas. Segue sua linha?

Não sei se o nome revela alguma coisa da personalidade, não faço idéia. Mas que existem pessoas que simplesmente combinam com seus nomes, isso existe! Você olha pra fulano e pensa: "nossa, mas que cara de Emílio ele tem!"...

E acho super, super, super estranho chamar uma outra pessoa de Lorena. É uma palavra que soa muito estranha na minha voz... =P

Beijos, Luquinha. Estou ausente mas sempre presente. =)

Juliana Almeida. disse...

Luca, fui embora, não sei até quando. Depois passa lá:
http://adoroeponto.wordpress.com/

beijiinhos!

Anônimo disse...

Eu amo me chamar Adriana, mas odeio quando confundem meu nome com Andréia. Também odeio quando me chamam de Drica e Adri. hahaha...
Que bom que você voltouuuuu! :D
beijocas!

Dulce Miller disse...

Eu nunca gostei do meu nome, desde criança que acho que tenho nome de velha =/
Mas por outro lado, já ouvi milhões de vezes que meu nome tem tudo a ver comigo! :)
Enfim...

Agora vou te contar um segredo: Luana é um dos nomes que eu acho mais lindo na vida!

Beijos, querida!

Anônimo disse...

Eu adoro meu nome e sinceramente, mesmo nao sabendo nada do significado, eu acho que é A MINHA CARA. E que eu nao poderia me chamar de outra forma.

Mas... as vezes vejo pessoas com o mesmo nome que eu e queria tirar o nome delas. Nao combina, po!
Mas nao posso...

Anônimo disse...

Já conversamos sobre isso várias vezes mas torno a repetir: me acostumei com meu nome. Mas sempre tive certas complicações com ele por ser o mesmo nome do meu pai (sou Júnior) e isso sempre gerou confusões como quando ligam pra casa. Depois, soube que poderia ter sido registrado Renato ou Rodrigo por vontade de minha mãe que queria que eu fosse mais um R na prole que já contava com Roberto e Ricardo.
Ainda hoje me confundo quando me apresento alguém porque pra quem me conhece de menino, me reconhece como Júnior e estranha o Alberto, quem me conhece de instituições,me reconhece Alberto e estranha o Júnior. O que fiz? juntei os dois e agora sempre me apresento "Alberto Júnior", até porque ficou radiofônico.

Por tudo isso é que já escolhi os nomes dos meus filhos. Não quero que sejam repetitivos em suas iniciais ou rimem por algum motivo. Talvez seus nomes digam muito da personalidade que talvez venham a ter.

Aguardo ansioso por eles.
Especialmente, Bernardo né parceira!?

Éverton Vidal Azevedo disse...

Luana é um dos nomes que me lembram minha infância. Claro, foi um dos primeiros amores da vida rs.

E eu acho que meu nome tem minha cara, ou minha cara tem meu nome, algo assim.

alexandre disse...

Buuh! :)

Então, essa coisa de nome eu levo bastante a sério. Sempre achei que ele realmente diz muito sobre a pessoa... É tipo falar nome de bitch sem pensar numa bitch (não citarei nomes com medo de ferir alguém).

No meu caso, sempre achei meu nome forte demais para o que eu sou, para minha persona. Não que eu não goste, mas tudo bem.

O nome da minha filha será algo puro e delicado e espero que ela não seja safada hahaha

Beeijos!

Polyana Amorim disse...

Eu gosto do meu nome. Qdo eu era guria, no primário, eu amaaaava meu nome, não tinha ninguém na escola ou na vizinhança, muito menos na família [ que é enoooorme] com o meu nome. eu me achava a única Polyana do planeta e curtia isso. até o dia que eu fui pra quinta série e tinha outra Poliana na sala. Desde então, nunca mais fui a unica na escola, essa Poliana me acompanhou da 5ª a 8ª série, nos demos muito bem, por sinal.
No ensino médio eram 3 Polianas na mesma sala: uma com I, eu com Y e outra com excesso de letras, Pollyanna, só faltou o H no final. Na universidade foi a treva total: Conheci 300 polianas. Meu primo, que é vizinho tbm, casou com uma Poliana, dando fim a exclusividade nominal =) que eu tinha na família e na vizinhança.

enfim...eu acho que esse negócio de nome condizer com personalidade tem nada não. Já conheci tantas Polianas beeeem diferentes de mim.

por outro lado, eu adoro dar nome às pessoas, vendo o modo como elas se comportam. Tipo o meninozinho tímido que a gente vê lá no restaurante quase todo dia. ele tem a maior cara de Fábio. Tem não?!