on domingo, 8 de fevereiro de 2009 | 8 cousas
Morar no centro da cidade é flórida! Não há santo que tire um cochilo no sábado, à tarde. Pelo menos em época de carnaval é assim. Não há uma distinção do que seja perímetro residencial e perímetro bagaceiro. Os blocos de bairro ocupam as ruas, em voltas sequenciais e intermináveis com músicas que não são clássicas, mas nunca se inovam.

Incrivelmente, mamãe remexe o corpo e tem vontade de se jogar em cima de uns três "fuleirinhos" que acompanham a zoada, enquanto eu só tenho vontade de jogar tunéis de água. Metade de mim odeia o carnaval e a outra metade tem inveja de quem consegue curti-lo em outras cidades turísticas. No ano passado, eu e mais dois amigos combinamos que passaríamos o carnaval deste ano, em Recife, mas tá todo mundo liso e ninguém se preparou com antecedência, então, vou continuar aqui e mais um motivo para eu continuar odiando a festa momense.

Outro dia, durante uma reunião de trabalho no Centro Histórico, por várias vezes interrompemos a discussão em função das marchinhas que estouravam nas salas, sempre que chegavam mais perto. Eram marchinhas antigas, gostosas de ouvir, mas se havia três brincantes acompanhando a banda era muito. Já na parte da noite, na praça central, um palco montado há umas semanas era ocupado por um artista tosco, cujo nome não sei, e que cantava algo que não deixava o público empolgado.

A letargia daqueles que seriam os brincantes do carnaval demonstra exatamente a desvirtuação do carnaval, que hoje só começa a partir do lançamento das madrinhas de bateria. Mulheres-modelos, não necessariamente das comunidades das escolas de samba, que aparecem nuas. Somente os verdadeiros fãs da arte que ronda o carnaval buscam as suas origens, suas histórias, seus sambas, que começam a ser lançados meses antes da escola de samba colocar os carros na avenida.

Eu, como não sou uma coisa nem outra, só tenho como lembrança boa de carnaval os fofões dos meus irmãos. Ai, céus! Eu queria dormir e só acordar em março, quando o povo volta a trabalhar e a viver de verdade.

8 cousas:

Alberto Júnior disse...

não seria este o momento para um 'amor de carnaval'?

sugiro combinar com outras irem ouvir mano borges que sempre prepara umas apresentações com músicas de carnaval boas de ouvir, de caetano e tudo mais.

ou então, combinem a farrinha em casa mesmo, ponham na vitrola orquestra imperial e se esbaldem. motivo a mais para ter seu porre.

daqui, só tenho como colocar meus fones de ouvido e ouvir "muitos caranavais". não sei o que me aguarda até os três dias momescos.

Natália disse...

Me senti nesse teu post. Aqui perto de casa também tem um bloco que anda infernizando meu juízo. Ainda bem que no meu quarto divinamente existe isolamento acústico natural, e dái então eu consigo dormir em paz.

Maas, fora isso... é congestionamento na rua, carro querendo estacionar em frente à garagem, sujeira master na rua, enfim, essa história tu conhece bem.

(P.S: Me inclua em Olinda 2010, hehehe)

Su disse...

Aff...
Nem me fale, viu?!!
Quando começa esse negócio de alta temporada começa o deus nos acuda! É trânsito, ônibus cheio, praia entupida, barzinhos lotados... aff... e o carnaval então?! Aqui temos praticamente duas semanas de festas, o tal carnaval antecipado e o carnaval mesmo!!
Peeense aii, o ser humano que chega moído querendo descansar e não consegue porque tem um trio elétrico na cabeça dele! PQP!!! Maaaaaaaaas.... tudo é festa, e dq a pouco passa!! hehehehehe

Beijão, Flor!!
Boa semana

Lívia Brito disse...

Olha, não sou muito adepta ao Carnaval. Mas quando estou em São Luís do Maranhão certamente eu sou uma dessas pessoinhas que ficam incomodando quem quer descanso nessa época! ;)

Nas vezes que fui Madre Deus foi pequena, haha.

Confesso que aqui onde moro é uma chatisse em todos os aspectos.

Gostei daqui.
"Linkada" conterrânea. ;)

Beijos.

Dani M. disse...

Mermã, eu adoroooo carnaval. Mas não tenho mais paciência de ir pra "onde o povo está". Quero sossego, ficar só vendo pela TV. Até porque minha cota de pulação em carnaval já estrapolou. Agora só quando tiver meus filhotes pra levar eles nos bailinhos infantis. Será que ainda tem isso?
E tia Luca vai junto, ÊÊÊÊÊÊ!!!
Bjos amorrr

Amigao disse...

Carnaval é sinônimo de praia, cerveja e sol.
Você tá reclamando de quê mesmo?

Amigao disse...

Esperar chegar Março, pra voltar a trabalhar? Tá louca? (muitos rsrsrsrs)
beijão do amigão

Lorena disse...

Eu não sou nada, nada de Carnaval tb não, Luca. Sou lerda, quieta, nem gosto de axé, nem tanto assim de samba. Muvuca, então, quero passar longe dela! Só enfrento multidões por algo que eu goste muito, e carnaval não é uma dessas coisas.

Agora imagina eu, que morei muito da minha vida na Bahia, e nunca, nunca pulei Carnaval! O povo falta me crucificar por isso! mas, ah, tô nem aí. Guardo minhas energias pra algo que me dá mais prazer. Como passar o Carnaval todo com a cara enfiada em livros e filmes. Aí eu fico feliz. =)

beijos!