on segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009 | 5 cousas
Eu sei que não sou e nunca prometi ser a pessoa mais segura do mundo. Não tenho religião institucional, mas a minha fé é quem dita os meus valores, as minhas dívidas e os meus caminhos. Graças à fé que tenho em Deus, não tem me faltando anjos que me acompanhassem e me guardassem debaixo de suas asas.

Já postei, nos primórdios deste blog, sobre os anjos que papai do céu me deu e a esperança que cultivo de ter mais e mais anjos em meu caminho, da mesma forma que creio que cada pessoa tenha uma missão para si e para o próximo na terra. Esse sentimento de fraternidade faz nascer em mim a certeza de que todas as verdadeiras amizades que passarem em minha vida não passarão simplesmente. Mesmo que eu não veja mais os amigos de outrora, eles certamente deixaram em minha vida as suas contribuições, tanto quanto receberam as minhas.

Contudo há amizades que parecem inquebrantáveis. Não por igualdade de sonhos, de gostos, de aromas, de planos...; mas exatamente pela diferença de personalidades, de projetos, de valores, de razões e de crenças. São amizades em que óleo e água se tornam homogêneos, em que o encontro do rio com o mar não é um fênomeno surpreendente e em que o sol se torna uma face só com a lua. São amizades que não acontecem sempre, nem de uma hora para a outra.

São amizades que parecem ser sintonias de almas-gêmeas. Mas almas-gêmeas mesmo... de abraço, de colo, de afago e de carinho. E eu tenho uma amizade bem assim... desigual em pretensões, em afirmações, em demonstrações, em crenças, em amores, em paixões, em pecados... é uma amizade sempre conflituosa, mesmo quando há um consenso de sons, de risos e de cheiros. Eu sinto amor, me rendo à paixão, e a minha amizade não acredita que possa amar diferente do que ama a sua mãe, um irmão ou um amigo e acha a paixão um sentimento fútil.

Eu já joguei futebol com meus irmãos, mas a minha amizade acha que gostar de futebol é ficar igual aos seus irmãos machistas. A minha amizade tem a pretensão de acreditar que sou eu quem a acompanha em todos os seus devaneios, mas são as minhas gargalhadas, as minhas mordidas que tiram a tensão de sua testa, tatuada de nóias e de manias de perseguição.

Há 27 anos, neste mesmo 23 de fevereiro, a minha amizade nascia. Sob o signo de peixes, a minha amizade era o caçula de três irmãos e se tornou o chato, mimado, muito medroso, demasiadamente sonhador, apaixonado pela vida, bastante confuso e pretenso intelectual.

Há um ano, eu brindava por mais um ano de vida dele, com vinho, cervejas e risos...muitos risos soltos. Assim também tinham sido alguns dos anos anteriores, com cervejas, cachaças, risos e muitos risos. Neste ano, em especial, a tradição foi quebrada. O grande sonhador está aprendendo a bater as suas asas de andorinhas, revelando a sua beleza em plenitude em busca de sua eterna liberdade... e os risos, muitos risos soltos do dia de hoje são pelas lembranças de como tudo ao redor dele é iluminado e cheio de arte.

Eu queria muito estar por aí a acompanhá-lo no canto e na revoada, sempre dando-lhe ar e coragem para quando, do seu pouso, ele me falasse que os ventos estavam contrários à estação. E por não poder lhe dar esse conforto tão de perto, tenho desassossego maternal acalentado pela certeza de que ele é mais forte do que supõe ser. Mesmo que a fé, que ele pensa não ter, seja minha e daqueles que o amam, ele vai ter o sucesso que ele merece. E ele merece tanto quanto eu o amo. Muito, muito, muito.

5 cousas:

Ingrid T. disse...

Pq essa "amizade" merece ser feliz e ter tudo que desejar!!!

Parabéns, meu queriiiiiido!!!

E Lu, boas palavras para um amigo!!

Du disse...

Que linda homenagem, linda mesmo!
Fiquei com a garganta apertada aqui...
Beijos Luca e parabéns pro moço!

Dona Reis disse...

EU agradeço a Deus por ter vcs em minha vida!
Pois sei que os caminhos podem ser infindos, mas nós estaremos sempre na vida um do outro!
Amo vcs!

Gisele Amaral disse...

Ei, Lu!

Muito forte essa declaração de amizade. Deu mesmo vontade de chorar, crinaça.

Um beijo.
=*

Alberto Júnior disse...

Engraçado que quando apostamos em alguém, sobretudo em uma amizade, podemos sofrer, nos decepcionar ou apenas desencantar.

Eu sempre fico frustrado quando reencontro alguém que de mim foi muito próximo, confidente e parceiro, mas que enquanto eu permaneço com o mesmo brilho nos olhos, o outro não se entusiasma da mesma maneira. Então eu o velo com a memória feliz que tenho de sua existência e de quanto foi bom a experiência que tivemos como cúmplices.

A gente sempre procura entender como é que começam as relações de amor. A gente cria expectativa a cada novo grupo de pessoas que encontramos e convivemos.

Talvez por não termos tido uma expectativa de início, um "amor à primeira vista", tudo tenha acontecido tão naturalmente, tão predestinado, não sei.

É claro que houveram pactos, momentos, admirações mútuas, identificações e eu tenho certeza que o que nos faz mais unidos é talvez o despreendimento, o desapego que nos faz mais próximos. É fácil ver em volta e perceber como propiciamos encontros. somos amigos de amizades que não nos são comum e até nos faz duvidas, "como é que minha amiga gosta tanto dessa outra pessoa". Mas esse é o encantamento.

Tem gente que vê nossa amizade como um casamento, que nos gostamos que temos que morar pra sempre juntos na mesma casa, eu ir trabalhar numa empreiteira e tu toda tarde varrer a porta de casa esperando o maridinho enquanto grita pros nossos cinco filhinhos, "vão estudar suas pestes!".

Eles ainda não aprenderam que cada vez mais estamos aprendendo com as andorinhas, que vêem na liberdade a sua própria existência. E tal liberdade não é só uma questão física, é existência, companheirismo, alegrias, vontades de ir aonde quiser, de ser feliz com muitos. Parece uma solidão às avessas, mas não é.

E depois de tantos reencontros frustrado, uma coisa eu tenho certeza: tu nunca me negará o mesmo sorriso, o mesmo olharde carinho e a mesma voz infantil a gritar de longe "amooooooooooooor".

Porque eu te amo e dependo de tua alegria comigo sempre.

Ufa! quase vira post isso aqui.

Obrigado pela homenagem e pelos que irão querer me conhecer depois desse perfil em post tão verdadeiro e franco.

Eu te amo!
DNS

[coitados, vão se frustrar quando perceberam que sou tão magrelo, gengivudo e normal do que esse carinha lindo que tu desenhaste pra os outros, ahahaahhaha]

PS: obrigado por me fazer lembrar que não tenho mais 17 anos. :(