on segunda-feira, 10 de novembro de 2008 | 12 cousas

Ontem, recebi uma notícia pesarosa: uma pessoa, por quem eu sinto imenso carinho de amiga, está no leito de um hospital esperando o seu último fôlego. Essa mesma pessoa há uns dois anos dedicou companheirismo e lealdade a mim, durante o tempo em que tivemos contato diário. Trabalhávamos juntas e ela me apoiava, como se eu fosse sua irmã caçula. Depois que troquei de trabalho, não nos vimos mais.

Quando eu soube do atual estado dela, paralisei me perguntando o que eu deveria fazer. Estou a kilômetros de distância (é...ainda não voltei pra casa, para quem não sabe) e não poderei retornar para a minha cidade para visitá-la, dar o último beijo, o último abraço e agradecer por tudo o que ela fez por mim, em tão pouco tempo. E não pode por quê? Porque estou empenhada num propósito próprio e não posso largar tudo no meio do caminho! Mas que droga! Não pode largar tudo no meio do caminho, para ver a sua amiga pela última vez?? E todo o questionamento que você estava fazendo dias atrás sobre as amizades que dispunha não te faz refletir sobre teu papel de amiga?

Entrei em conflito comigo, colocando contra a parede todo o egoísmo e a atenção por mim requerida há alguns dias. Coloquei-me no lugar daqueles, cuja amizade questionei, e entendi que amizade não é mais nem menos a presença física cotidiana, nem um telefonema numa noite de solidão ou a adivinhação do estado emocional do outro. Os amigos, por mais generosos e amáveis que sejam, não estão disponíveis 24h para mimos. Cada um tem a sua vida e seus problemas a serem resolvidos com urgência, da mesma maneira que eu tenho os meus. Certamente, se eu gritar, um virá ao meu socorro ou fará conexão espiritual

Espero que a minha amiga, mais sensível a esta altura da vida (que paradoxo!), sinta o carinho que sinto por ela e todo o pesar que tenho em não estar com ela. Mas no meu iluminado (e egoísta) exercício mental para perdoar a mim mesma por essa falta, peço a Deus que o vento leve o ar quente do meu beijo ao rosto dela e que ela adormeça com a minha sincera amizade.

12 cousas:

♪ Lorena disse...

... e você se perguntando onde estão os amigos...

Su disse...

Pode ter certeza que essa sua amiga irá sentir toda sua conexão, todo seu carinho, toda sua admiração... Ela irá entender que você está vivendo o seu tempo e que precisa muito disso, porque a amizade verdadeira compreende isso, e como ela te apoiou sempre ela irá entender... Isso não é ser egoísta, é ser humano... você apenas está em situação que não pode abrir mão dos seus objetivos e ela sabe e sente que o seu carinho, a sua torcida é muito forte e muito importante...
Então, não precisas se sentir culpada, ou egoísta por tudo isso!!
Amizade é união, mesmo que em pensamento... há tantos amigos nossos espalhados por ai precisando de um abraço, de um carinho, mas eles estão longe, então a única maneira de abraçarmos e beijarmos é ligando, mandando uma mensagem e vibrações positivas... Infelizmente não podemos está em dois lugares ao mesmo tempo!!
BEijos, Lucca

Camila disse...

Me arrepiei ao ler esse texto, porque vi o quanto somos egoístas, e devemos ser! É incrível como os amigos sempre têm que entender nossas ausênsias, mesmo em seus leitos de morte. E é assim mesmo, porque ora somos amigos, ora somos nós mesmo, então desempenhamos os dois papeis. Somos todos amigos egoístas e nos entendemos porque somos iguais.

Sinto pela sua amiga, sinto por você e compreendo o que você quis dizer.

Beijos!

Di disse...

Ore por ela, mande vibrações positivas. Ela vai sentir.
beijos

Amigao disse...

Este texto completa o anterior, que eu não comentei.
E como completa já não tenho muito o que dizer, a não ser que estamos sempre buscando no outro o intangível.

Beijão do amigão

disse...

Sinto muito por sua amiga. Por que você não liga pra ela? Já que não pode estar lá pelo menos dê um pouco de conforto e alegria por telefone.

Bjo

Lorena disse...

Nossa, Luca, me deu um nó na garganta ao ler isso...
Eu acredito que os que estão sensíveis sintam nossas energias, sim. Sua amiga deve saber do seu grande carinho por ela, ore por ela, reze, mande energias positivas e fique em paz. Ela também ficará...

beijos e muita força.

Du disse...

Luca, eu já passei por uma situação parecida, é complicado mesmo. O pior é o sentimento de culpa que sentimos por não retribuir a amizade no momento mais necessário.
Nem sei o que te dizer, só que compreendo...

Beijão, querida!

Dom disse...

Dulcinéia
(ventoonde.blogspot.com):

Amigos são sempre amigos, perto ou não. Ela compreenderá sua ausência se for sua amiga. Suas palavras traduzem seu coração, amizade é isso.

jubliana. disse...

Talvez eu fizesse um post aqui pra concordar contigo, mas já que é pra concordar, não ha tanta necessidade.

Se te conforta, posso dizer com certeza que lá onde ela estava, sentiu suas vibraçoes e de certo foram muito importantes.

Caso ela já tenha ido, acredito que em vida, que é o que realmente importa, ela foi uma pessoa muito feliz de ter um amiga querida como voce.

Fica em paz. Amigos são nosso bem mais precioso.

♪ Lorena disse...

favor atualizar

Dona Reis disse...

Tosquinha linda?
Sim, seu desejo de estar com ela e seu sentimentos sinceros, ainda que ausente em corpo, não o esteve em espírito! E sabes que digo isso sem "demagogia",né?! rsrsrs...Confia no teu coração e deixa a vida cuidar do resto pra cada um de nós!
I like you!