on terça-feira, 12 de agosto de 2008 | 8 cousas

Antes de tudo, vocês já ouviram falar em critério de noticiabilidade? Não? Nem eu! Huhuhu. Bincadeirinha! Vamos lá: critério de noticiabilidade é o filtro por qual passam as pautas. No caso, elas devem ser vendáveis interessantes para o editor (é ele quem decide o que vai sair no jornal, mas o carinha pensa nos interesses de outrens superiores, que podem estar em esferas públicas e/ou privadas) e para o leitor (sociedade, num geral).

Dando prosseguimento à pauta de hoje...como eu situei vocês no post anterior, estou atuando como repórter especial (ahauhauah...eu me acho) de um político. No sábado passado, esse deveria ir ao lançamento de uma candidatura a vereador, mas, como teve outros compromissos, ele foi representado pela vice. Para encobrir uma gafe do dia anterior, fui 'obrigada' a fazer uma matéria que exaltasse todo o potencial político dela. Obviamente, o outro candidato (a vereador) foi apenas um personagem terciário da matéria.

Hoje, esse último, como quem não quer nada, perguntou sobre a matéria. Eu, despreocupadamente, mostrei a matéria no jornal, sem verificar como ela tinha saído, pois - como já falei a vocês - os jornais normalmente copiam ipsis litteris o que os assessores enviam. Do nada, o cara virou para mim, com um riso sarcástico, e disse: "é engraçado como vocês só falam dos prefeitos e não falam dos vereadores, né?".

Enquanto eu redigia outra matéria, pedi que ele lesse novamente aquela, afinal, eu o havia citado. E ele quase deu um pulo: "Citou? E todo o discurso que você acompanhou foi apenas para citar?". Bom, eu ainda não havia entendido que ele queria uma amostra do meu kung fu e novamente, muito educada, pedi que ele relesse. É... para o azar deeele só havia citação do nome da vice (iuiuiu). Ele virou e retrucou, ainda: "eu não entendo esse trabalho de jornalismo..." Dessa vez, eu não me segurei e respondi: "Eu sou repórter doooo fulaaaaaano de tal. O nome dele tem prioridade e os demais vão, se eu achar conveniente. No caso dessa matéria, o editor do jornal, certamente, cortou o seu nome, porque era a vice o único personagem interessante da matéria". Eu juro! Ah, mas eu juro como esqueci os ensinamentos de mamãe quanto a respeitar os mais velhos; mas, como diria um amigo, EU NÃO SOU OBRIGADA!

8 cousas:

Du disse...

Então o negócio é engolir sapo atrás de sapo, Luca? Bom, pelo menos me parece divertido! \o/

Então vc não conseguiu colocar os emoticons da forma como vc queria na página? Não posso imaginar o que tenha acontecido, Luca...Ontem a noite a Nana instalou junto comigo e o Juca pelo Skype e até já postou com os emoticons... Vou fazer uma pergunta idiota, mas você colocou o cursor do mouse onde queria que os emoticons ficassem?
(falei que era idiota, mas é que por incrível que pareça eu não tava fazendo isso e os emoticons pareciam ter vida própria...rsrsrsrs)

Beijão, Luca!
Bom dia!

disse...

Ah, peraê.

Tem ora que esse povo tem que ouvir mesmo.

Devia ser obrigado ter midia training em todos os estabelecimentos públicos e para todas as pessoas que querem ser públicas.

Bjo

Estava Perdida no Mar disse...

Eu passo por isso semana sim, semana não. Gostaria de saber onde está a regra que diz que somos obrigadas a citar o nome de alguém em alguma matéria. É impressionante como eles querem lidar com a gente de igual para igual, mas são incapazes de entender critérios de edição...ou...critérios de noticiabilidade.
Vc trabalha em qual jornal?
Beijos

Du disse...

Luca, falei com o Juca e ele disse a mesma coisa sobre o cursor, que deve estar posicionado na direção onde vc quer que fiquem os emoticons...Ele acha que só pode ser esse o problema...assim na distância é difícil a gente saber o que é mesmo =/

Nando Damázio disse...

Credo, você agora está diretamente envolvida na corja da politicagem? huahaua...

Tô brincando, Luquinha, pelo menos seu trabalho é honesto, hehehe...

Oba, finalmente um blog que trás à luz da verdade, sem máscaras, os bastidores mais obscuros da notícia! ;p

Ju Pietra disse...

Kkkkk... Talvez ele estivesse memso precisando de uma demonstração do seu kung fu, amore... Olha com quem que ele foi se meter??
kkk
Mas se não for suficiente, me chama que a gente resolve...!!

E você só é obrigada, meu bem, a estar com a gente porque senãoa gente morre de saudade...
Beijo

PS:Tem selo pu´cê lá em casa.

Luana Diniz disse...

- Ah, mas é divertido mesmo, Du! É ótimo fazer aquilo que a gente ama, mesmo que seja engolir sapo e vomitar sapo.
- Mááá...você falou e disse! Esse povo, que quer ser demais, deveria saber como ser, entonces, nada melhor que midia trainning!
- Menina, eu nem trabalho em jornal, só em Assessoria.
- Hahahaha. Ah, Nandinho! Isso tdo faz parte do meu mundo, então, no que valer à pena vcs ficarem cientes, eu abro o verbo! ;)
- Ju, eu tava brincando! Eu esperneei, mas eu sou uma pessoa bem educada. Nada de agressao física...quer dizer, eu acho! Hhaushuashasu

Beijooooooos em todos

Estava Perdida no Mar disse...

Ah, em qual assessoria vc trabalha?
Beijos