on quarta-feira, 23 de julho de 2008 | 16 cousas

Um dos ofícios em Assessoria de Imprensa é fazer triagem de notícias veiculadas sobre assessorados, dividindo-as em espontâneas e provocadas. Na tabela de um dos assessorados, cheguei à margem de 95,3% de notícias provocadas, em um mês. Um colega chegou para mim e perguntou que aspectos eu analisava em uma notícia para saber se ela era provocada.

Você também deve ter ficado na curiosidade, né?! Pois bem, a mesma explicação que eu dei ao meu prezado colega, segue aqui:

"Se tu pegares e leres (no mínimo) dois jornais, terás a oportunidade de contrapor as notícias e, em quase todos os casos, tu não vai contrapor coisa nenhuma, porque as notícias serão as mesmas e com o mesmo texto. Por que isso acontece? Porque essas notícias são enviadas diretamente de assessorias de imprensa, em formato de releases, e publicadas sem alteração de vírgula e ponto final. Essas são as notícias provocadas. Além do mesmo texto, tu podes perceber que são notícias de assessoria, quando se fala bem de uma determinada instituição. Afinal de contas, quem fala bem da empresa é a assessoria; jornal algum tem a obrigação de fazê-lo. E por que isso também acontece? Duas explicações rasteiras: ou as redações estão sem jornalistas o suficiente, ou esses jornalistas estão com uma puta preguiça de fazer matéria e de apurar informações."

Um tanto abismado, ele fez a seguinte consideração:

"Caramba! Nós somos demais mesmo, né?! Conseguimos emplacar tanta notícia assim em um mês? E antes eu imaginava que as editorias fossem lotadas de jornalistas, que pegavam as suas pautas e iam para a rua entrevistar, sedentos por fontes e retornassem para as redações somente para redigir as matérias. Agora, vejo que quem faz os jornais são os assessores!"

Pois é, meu caro Watson! Depois ainda me enviam e-mail piadista, dizendo que Assessor de Imprensa não é Jornalista, só porque não estamos em redações! Como não, se praticamente somos nós quem fazemos o trabalho dos redacionistas?!? Hunf!

16 cousas:

Rafael Carvalhêdo disse...

Antes de qualquer coisa, eu preferia se fosse Trecos e Coisas, o nome do blog.

Quanto ao Bost, ai ai! Aqui no MA é só o que dá nesses jornais. Os veículos não têm a mínima vergonha. Hoje, os assessores, fazem releases até pra serem veiculados em rádio e tv. Triste, triste!

Será que os jornais possuem suas pautas e agendas bem planejadas?!

Polyana Amorim disse...

os releases, por sua vez, já são redigidos com cara de matéria jornalística já que sabemos que eles não vão ser alterados nos jornais.
na minha breve temporada lá na assessoria dos agricultura, o textículo que eu fazia, mirrado do jeito que fosse, era postado assim mesmo numa edição nacional do órgão. como eles não arrumavam, eu tive que caprichar pra não pegar mal pra mim.

e olha que nem sou do ramo.

meu negócio é 'vídeu' e tv!hehe.

Eduardo Mingá. disse...

Meu deus, isso aí caiu como uma cousa totalmente nova e inimaginável na minha vida.
Tipo que eu não entendi muita coisa não, Luca!

Tipo que eu entendi sobre os acessores, mas não entendi bem o que é matéria provocada.
Putz, acabei de ler o que escrevi e nem sei o certo ou se são duas coisas diferentes...
Acessores, assessores... ;S

Doidera. Qual a diferença? Eu escrevi errado? Cê escreveu errado?

AEUIHE

Cê me deixou maluco com esse texto.
EHAEEUIH

BEIJO!

Eduardo Mingá. disse...

putz, esse texto me fez ver qual burro eu sou.

Nando Damázio disse...

Ê, cambadipriguiçoso !!
Só falta quererem botar um tronco no meio da redação para "chibatear" os assessores !! ¬¬'

Critical Watcher disse...

Olá, Luca!!
Saudades monstras de você.
Já fiz as mudanças lá no meu blog.
Olha, tou indo pro laboratório agora. Depois passo aqui, com mais calma, pra ler você.

Beijooos!

Lúcia disse...

Avisou sim, Luca! Eu é que não tinha tido tempo de vir antes pra conferir, mas já vou mudar o link lá viu!

Eita, dessa história de grande parte das notícias serem feitas por assessores eu não sabia... Aliás, está formada já? E aquela segunda faculdade, desistiu mesmo?

Beijos!

Tay Highway disse...

Como é triste nosso futuro! Eu como jornalista sofro isso pelo desemprego. Redações lotadas de estagiários que nada fazem, apenas "copiam" o que as assessorias enviam.
Está na hora de haver mudanças!

Luana Diniz disse...

Engano, cara Tay! São os próprios jornalistas profissionais q fazem essa meleca! E, caso os estagiários façam isso, é repetição de labuta, afinal eles são 'fiscalizados' pelos profissionais!

Guto Melo disse...

pois é, que merda hein.

Gilgomex™ disse...

Recebemos releases aqui na rádio também. Mas tem alguns assessores de imprensa que não tem a mínima vontade também e mandam um texto de 5 linhas... Uma linha é o nome do órgão, segunda linha o título, que é exatamente a mesma frase que vem na terceira linha como inicio do texto que terá final na quarta linha... a quinta linha é só agradecimento.

Mas mesmo assim, é um bom trabalho.
E sobre ser jornalistas ou não... Como dizia aquela antiga propaganda:
"Nada substitui o talento."
Nem um canudo.

Mandrey disse...

e quando o "cliente" quer que provoquemos matérias absurdas?

http://mandrey.blogspot.com/2006/11/vida-dura-de-assessor-de-imprensa.html

e quando o público não comparece a um evento hiper bem-divulgado? nosso trabalho vai por água abaixo ou a "clipagem" é suficiente para provar que nos empenhamos exaustivamente?

http://mandrey.blogspot.com/2008/06/conspirao-mandra-e-quando-o-pblico-no.html

e quando somos sabotados dentro da própria empresa por assessorias paralelas exercidas diretamente pelos magnatas do alto escalão? este "case de insucesso" é voltado especialmente para o segmento das Assessorias Corporativas.

http://mandrey.blogspot.com/2008/07/conspirao-mandra-os-paves-da-assessoria.html

Ju Pietra disse...

AInda bem que isso não anda rolando no teu blog!! heheh
Esse negócio de matéria provocada!

Querida, não dá pra deixar o ódio tomar conta... Sou amor pura e simplesmente... Pelo ser humano, pela vida, pelos amigos, e até por quem não merece.. Mas lembre-se.. naquele poema, nem tudo é o que parece!!!

Xeru de flor.
Ju

Luana Diniz disse...

- Racandro, relevando a tua piadinha sem-graça sobre o nome do meu blog...Pelo que eu percebo, os jornais daqui não têm ética, portanto, planejamento de pautas e agendas é uma expressão muito bonita e exótica para eles.
- Ah, amiga! Pois fique com o 'vidéu' mesmo, porque a TV segue a mesma linha de pasmaceira que os jornais impressos. Digo os daqui...
- Tu não é burro coisíssima nenhuma, Mingá! Só há mais coisas entre o céu e a imprensa do que muitas pessoas suspeitam. Mas vale à pena sempre ter um olhar crítico sobre aquilo q mediatizamos.
- Hahaha. Nandinho, colocar no tronco os assessores, eu não sei, mas difamá-los os redacionistas já fazem 'aos montes'.
- Poxa, Vi! Tu anda sumido, menino. Saudade de tu tomém!
- Formada em 99,9%. Só falta o diploma, Lu.
- Guto, brigada pela visita!
- Ah, Gil! Pois, entao, esses não são assessores. Q diacho é isso? Q pobreza de conteúdo nosso jornalismo está passando!
- ADOREI teu blog, Mandrey! Vou te add!
- Ju, isso nunquinha vai acontecer no meu blog.!

Beijoooooooos em todos

Alberto Júnior disse...

Juro pode virgi-maria-nossassinhora que eu não li este post primeiro.
A idéia da "sugestão de pauta" foi espontânea.
JURO!

Di disse...

Ixi, só os assessores trabalham, então.