on segunda-feira, 7 de abril de 2008 | 1 cousas

Hoje, 7 de abril, é o dia do jornalista; portanto, venho aqui abraçar virtualmente os meus amigos blogueiros, que são olheiros da informação numa nova perspectiva midiática.

Expurgando a luta sindical/profissional pelo diploma de jornalista e se atendo à função primeira e quase técnica daquele profissional - tradutor multilinguístico da realidade -, podemos considerar o blogueiro uma nova interface do jornalista tradicional.

Surgida a partir do "meu dia foi assim", a blogosfera vem se configurando como um extenso reduto da informação jornalística, numa cadeia irrupta de fontes para as mídias tradicionais. Hoje, o público, que já queria se manter informado com o advento do computador pessoal, não ousa ficar calado e na mera posição de receptor, aumentando o nicho de emissores.

Pessoas normais passam a produzir notícias e vigiam a conduta da mídia tradicional, permitindo-se publicar e espalhar, em fração de segundos, contra-respostas aos sistemas de sociedade política, economia e de cultura.

É certo que nem todo blog faz jornalismo, mas todos fazem parte daquilo que Clóvis Rossi denomina de Jornalismo: "fascinante batalha pela conquista das mentes e corações dos seus alvos".

Os blogs são exemplos de um novo jornalismo, onde a desintermediação equilibra o poder da tomada da comunicação e a pauta vira um extensor de vozes dinâmicas.

Só por contentamento de curiosidade, o dia do blogueiro é 20 de março! xD

1 cousas:

Nando Damázio disse...

Pois é, mas acho até meio arriscado vincular o ato de blogar ao jornalismo ..
Os jornalistas tem certas restrições com blogueiros e até entendo a posição deles, pois qualquer louco que tenha um blog pode escrever o que quiser a hora que quiser, sem compromisso com a verdade e passar uma informação infundada, sem bases .. Alguns até fazem isso dizendo que deram um grande furo em primeira mão .. Já li sobre coisas assim .. Isso não é jornalismo nem tupiniquim, é sem- vergonhice mesmo !!

Tem também os blogueiros sérios, que transmitem informações verídicas e tal, mesmo assim acho que JORNALISTA mesmo é aquele cara que cursou sua faculdade e recebeu seu diploma .. Pode ter jornalista blogueiro, mas nem todo blogueiro é jornalista !!

Beijão, Luquinha, parabéns atrasado !!