TPM

on segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 | 10 cousas
São duas horas e cinquenta e um minutos da madrugada. Eu não estou com insônia e nem acabei de chegar de uma 'noitada'. Estava mesmo corrigindo a monografia de uma amiga há pouco mais de duas horas. São 46 folhas até o momento e corrigir uma monografia não é um processo fácil, senão muito cuidadoso; afinal o monografando intercala a escrita com a pesquisa, com as conversas com o orientador e, em um determinado momento, pode ter um texto incoerente.

O trabalho da minha amiga está ficando muito bom. Ela fala das influências sociais, culturais, políticas, literárias e até psicológicas sobre as letras de músicas de um compositor maranhense. Tive uma sensação boa ao ler a monografia dela, porque senti como fosse minha. Estou torcendo por ela, na sua defesa até a semana que vem, e sei que o nervosismo vai começar a refletir nos ânimos daqueles que a rodeiam.

No semestre passado, eu cheguei a me inscrever no TCC, mas acabei desistindo do tema, da orientadora; depois fui para outro orientador e desisti também do tema que trataria com ele e, hoje, estou esperando o 'oquéi' de um terceiro professor para o tema que recém escolhi. Farei do meu trabalho para conclusão de curso um passaporte para o mestrado, por isso penso terem sido válidas as dispensas dos temas anteriores.

Agora, tenho até o dia 20 deste mês para dar entrada, de vez, ao projeto monográfico. Assim como eu, outros amigos estão na corrida. Engraçado é que o assunto, a angústia, a ansiedade, os livros e até os nicks de nossos emiessienes são voltados para a MONOGRAFIA. É um tal de: "Tu já definiu teu tema?", "Quem vai ser teu orientador?" ou, então, Fulano - Na monografia! titulo para imagem, para caso ela falhe e não apareceça
A minha mãe me vê corrigindo uma monografia e vai logo dizendo: "É bom, porque assim tu já vai aprendendo a fazer a tua." É, mamãe. Vai nessa! O povo acha que seja tão fácil assim delinear um campo de pesquisa, delimitá-lo, destrinchá-lo, escrevê-lo e ainda enfrentar uma banca. Ó, céus! Acho que já estou sentindo os sintomas... Ô, terror essa TPM - Tensão Pré-Monografia.

10 cousas:

disse...

És revisora de textos, menina? Não me diz isso! Seria coincidência demais. E fazes letras... (não é?) Ou a correção do tcc é camaradagem? rs.

Eu me formei no final de 2006 em letras e agora faço mestrado em literatura, se for esse o teu caminho vou ficar surpresa, pq embora mta gente faça letras, além dos q abandonam antes de terminar, ainda tem a maioria que vai pra lingüística,o q é bem coerente, já q o campo de trabalho é bem maior.

E de fato, não é nada fácil delimitar um objeto de pesquisa. Quanto à banca, acho que não é o mais preocupante, vai tranqüila, se fizeres direitinho o teu trabalho, eles não podem te perguntar nada que não saibas... outro dia te conto um episódio da minha defesa, me lembra. rs.

Bjs, menina.

Eduardo Mingá. disse...

Querida Luca, não se preocupe, eu já voltei!
EhAUHEIUh

Feliz ano novo, moça. Bom, eu quero muito entrar numa faculdade pra fazer uns trabalhos assim.
AEHUIHEIUh
Eu não entendi bem, mas parece ser nada fácil, né?
Me desculpe pelo atraso, pelo visto vou gastar um tempo pra botar as coisas em dia aqui no seu blog.

Beijo!

Eduardo Mingá. disse...

você tá doida?
AEHIHe

eu disse que ainda vou chegar na menina, como eu poderia estar namorando?
e sobre ganhar um beijo, não é quer dizer NAmoro.

você é muito da lua.
AEUIEHIUEH

beijO!

-o douglas. disse...

e eu me preocupando c/ o vestibular que chega no fim do ano.
caiu a ficha ontem.

o "sofrimento" dos outros conforta.
ou não. rs

Polyana Amorim disse...

monografia é quase um parto...guerreiros são os que concluem na primeira tentativa, tipo Milena (a amiga do texto)...eu adiei a minha pro fim de 2008. justo pra ter mais tempo, mais preparo e essas coisas, mas sei que qdo chegar lá...a tensão vai ser a mesma!

=/

Mila disse...

Eu acho que vou me formar sem monografia.
Por enquanto, pelo menos, nenhum professor falou a respeito e já vamos começar o 4º ano.
Eu acho bom. Tanta coisa pra pensar nesse último ano, que uma monografia só nos deixaria mais estressados.
***
Só não digo que é platônico porque ainda vejo chances de fazer acontecer. Basta eu me livrar da minha leseira e colocar umas coisinhas no lugar certo (principalmente eu, que preciso voltar pro meu lugar certo).

Bjs

Juliana Freitas disse...

Caraca, nem me fala do tal do TCC, que eu já arrepio até a alma... Se bem que o meu, do meu curso, Figurino e Indumentária, é uma coisa meio fora do convenciona, mas de qualquer forma, vai ser fooooooooda! Ai, meus sais!!! =/

Nando Damázio disse...

Lucca, boa sorte com a mamograf... MONOGRAFIA !! ;)

Luana Diniz disse...

- Jô, faço Letras e camaradagem tb. ehehe
- Mingá, eu estava com saudades tuas. Até que enfim, hein?
- Doug, cada coisa à sua época. Eu tb morria de nervosismo com o vestibular e agora...
- Foi a decisão mais sensata que tomastes, Poly!
- Mila, quê curso é esse que não exige TCC? :-O
- Juuu, que curso massa tu faz, menina!
- Hahaha. Valeu, Nando.

=***

Phernando Faglianostra disse...

Ah, Humanas...

Não me esqueço do meu Proejto Final... aiai

Tempo ruim que não volta mais...