on segunda-feira, 14 de janeiro de 2008 | 11 cousas

mãe e filho



Desde ontem eu estava pensando em desenvolver uma discussão que eu tive com um amigo sobre o relacionamento entre a arte e a paixão ou o amor, como bem queiram denominar os sentimentos de doação a um companheiro. A discussão foi iniciada enquanto assistíamos a apresentação do grupo Vésper Vocal, no projeto Pinxinguinha.

Emocionada com a sincronia das belíssimas vozes e do belíssimo repertório musical do quinteto, eu disse a ele que estava com vontade de me apaixonar. E ele disse que a arte induz à paixão e que os sentimentos são efêmeros, assim como a própria paixão uma idéia. Eu sempre me sinto mal ao falar para ele que estou apaixonada, porque o insensível acha tudo muito fútil e nunca consegue me compreender.

Mas, neste exato momento, saio de outro tema que eu estava conversando com ele no MSN e me emocionei com o desejo dele querer ser pai e é um desejo meu ser mãe também. Embora ainda esteja cedo demais e eu ainda precise trilhar um bom caminho para oferecer uma vida serena e bondosa para o meu filho. Pelo menos, esse é o desejo de toda boa mãe, mesmo que o mundo tente conspirar contra.

Eu confesso, no entanto, que o meu desejo primeiro sempre foi o de adotar uma criança. No texto Anacolutada, eu falei rapidamente sobre isso e sobre o quê a minha mãe acha. Na verdade, na verdade, a minha mãe é uma grande inspiração para o meu desejo de ser mãe. Ela é um exemplo perfeito para mim de como ser e de como não ser mãe.

Ela me emociona com a sua entrega e me enraivece com a sua radicalidade. Mas o contexto em quê ela criou a mim e aos meus quatro irmãos colaborou para que tudo caminhasse como está caminhando. E a cultura e educação que possuo vão propiciar um outro tipo de criação, que não vai excluir o zelo que ela nos deu.

Não vou retardar a realidade de ser mãe; ela simplesmente vai acontecer na hora exata e, no dia em que isso acontecer, eu vou colocar balsas no meio do mar e de lá soltar fogos de artifício. Pintarei o céu com um infinito arco-íris, os duendes vão alisar a minha menina e ela vai dançar dentro dos potes de ouro. Eu serei eternamente feliz, mesmo quando o mundo estiver triste e induzirei a arte a imitar o meu amor.

11 cousas:

Nando Damázio disse...

...e a natureza, radiante e esplenderosa, dará as boas-vindas a essa nova fadinha ou elfinho que virá trazer um pouco mais de magia e luz a este nosso mundo "encantado" !! ;-)

Eduardo Mingá. disse...

Eu também sonho em ser pai.
passei horas pensando como seria.
sabe, deve ser mesmo mágico, incluse, fantasiei tanto, que pensei que quero ter apenas um filho ou filha, não ter o segundo, porque eu não quero dividir tal amor.
egoísta demais, né? não sei explicar sobre isso, mas quero dar um amor infinito a tal criatura também.

ah, não vou comentar no texto abaixo, mas não se preocupe, só tive um mal dia.

:D

Juliana Freitas disse...

Pois é... me ensina a escrever assim?

alexandre disse...

primeiro: eu to querendo muito ver o querô! acabei não indo nos cines vê-lo... =/

e bem, o post!
creio realmente que a arte induz a paixão, mas isso não torna esta paixão um sentimento efêmero. pelo contrário, só o fortalece. quantas vezes, quando estamos sós, não vemos algo que nos dá aquela louca vontade de ter uma companhia? estamos fortalecendo essa energia e criando todo um processo para que ela se realize mais facilmente...

ah, ser mãe e pai. lindo demais :) mas ainda penso que não seria um bom pai, logo deixo essa opção para minha futura esposa rs

beijããão!

nica disse...

sempre escrevendo coisas lindas. não quero chorar, mas to sensível agora.
eu tenho um medo danado de ser mãe, sempre acho que não serei atenciosa o suficiente, porque sou impaciente. sei lá... pode ser bobeira.

boa sorte em sua paixão.
bejus.

Vinícius de R. Rodovalho disse...

Ser pai também faz parte de meus planos. Mas até lá, que caminho ainda preciso trilhar! Crescer, estabilizar-me, achar a pessoa certa, a hora certa. E sei que também serei feliz quando acontecer.

Mas a arte induz, com toda certeza aos sentimentos. E é por isso que sempre ouço Queen quando preciso de animação. Rs.

Acho que só a arte entende o sentimento. Ambos são harmoniosos, sistemáticos e ao mesmo tempo complexos. Permitem vários pontos de vista e dão certo.

Ótimo texto. Realmente, faz pensar. :)

o Cronista disse...

e lembre-se de antes d td isso - a balsa e etc - comprar mta fraudda descartavel, pois será sua gloria! rsrsrsr

Alberto Júnior disse...

A arte te fará parir?

Luana Diniz disse...

- ahaha. Que nindo. Deus te ouça, Nando!
- Tá, Mingá! Tá passando. =/
- Ai, Ju! Qual é?
- Claro que vai ser um bom pai, Caju. Vai dar arte a ele. :)
- Em qual paixão, Nica? Apaixonada pela vida eu...
- A arte e os sentimentos são uma boa orquestra, não, Vinícius?
- Olá, Cronista. O meu bolso vai chorar sim. hehehe
- Sexo é arte, Superbacana. :-p

=***

disse...

Putz... o texto é lindo. Uma bela declaração de amor para quem ainda nem existe. Mto bonito isso.

Eu até queria sentir essa vontade, mas não tenho. Mas é claro que, como tdo nessa vida, pode mudar. Vamos ver.

Polyana Amorim disse...

"no dia em que isso acontecer, eu vou colocar balsas no meio do mar e de lá soltar fogos de artifício. Pintarei o céu com um infinito arco-íris, os duendes vão alisar a minha menina e ela vai dançar dentro dos potes de ouro."

meldels, haja LSD!