on sexta-feira, 18 de janeiro de 2008 | 10 cousas
Ah, por que eu sumi? Nem lembro mais. As lembranças na minha mente dizem respeito aos sucessos dos colegas e amigos que defenderam a monografia recentemente. Se vocês bem lembram, eu comentei no post TPM sobre a defesa de uma, que aconteceria esta semana, e realmente foi um sucesso. Aliás, dois, porque outra amiga também defendeu e agora tenho duas amigas comunicólogas.

Assisti a outras defesas e esse lance de se defender não é lenda. As bancas não costumam perdoar e censuram até uma vírgula (só não sabem que Kafka não é francês. Iu!). Eles se sentem com o poder nas mãos e a razão disso são os anos e anos de estudos em especializações, mestrados, doutorados, blá blá blá; por isso os tremiliques dos graduandos são inevitáveis. O professor de uma das bancas foi sincero, para não dizer sarcástico, ao anteceder uma nota dizendo: "incrível como a nossa vida depende de uma assinatura".

Pois é. Atrás desta assinatura que eu e mais trocentos universitários estamos correndo. Uma assinatura que significa sucesso ou insucesso no trabalho apresentado. As notas podem variar, então, se for um 10, excelente. Você é um mártir. Mas se for abaixo de 10, "ufa! o importante é eu me formar". Já para aqueles que assistem, o importante é bebemorar pelos futuros colegas da área, enquanto as suas defesas também não acontecem. É como curar uma boa dor de cotovelo pela incompetência de estar há quatro anos e meio numa universidade.

Ah, é! Foi isso. Estive bebemorando os sucessos dos meus amigos. Lembrei. Hahahaha... Brindeee aos diplomas deles. Brindeeee à minha incompetência. :p

10 cousas:

Gilgomex™ disse...

pelo menso se ausentou por um motivo mais que justificável... rs

monografia...
quando eu comecei a fazer letras, eu só pensava nisso...

mas nem precisei pensar muito...
parei no quarto mês por falta de verba (e pq meu patrão é um fiadaputa, que não deixa a gente nem estudar)...

muito bom blog.
bjos.

Nando Damázio disse...

Que bom que você voltou Luquinha ..

Agora, não liga pra esse detalhes, não .. O importante é ter saúde !! ;-)

Frank Saiu disse...

Hahaah...Kafka revira-se em sua tumba por ter ser chamado de francês, mas não se importa quanto a vida depender de burocracias, pois que isso ele já alertava quando escreveu O Processo.

davi disse...

É, lá na praça tinha realmente uns jovens comemorando o sucesso de suas monografias...

O envolvimento dos monografandos com suas pesquisas é tão forte que já resultou em blog. Incrível!

Não sei se a frustração maior é não ter defendido mono com sua turma ou o depois de ter defendido perceber que aquele processo angustiante só dura até a defesa para uma banca desinteressada.

Não sei, não sei...

Rafael Carvalhêdo disse...

Engraçado! Passei 3 anos e meio com medo de monografia.
Hoje, tô relex!!!
Tô calmo com a mono, pelo menos com a parte escrita... meu problema memso vai ser defesa. Ai começo a sentir frio na espinha!!!
Ai!

disse...

É, o difícil é se formar, depois que a gente se forma... vêm outras dificuldades. Mais c'est la vie (essa foi pro Kafka francês. Putz!).

De fato, eu entendo que o que os caras estudaram, o tempo que dedicaram às pesquisas e blá blá blá deve ser respeitado, mas daí a se tornar algoz... eles têm prazer nisso. Na minha defesa eu discordei veementemente de um comentário q uma professora da banca fez e ela não gostou mto, mas eu tenho direito, não? Afinal, a pesquisa é minha! :P

Bjs, menina.

Critical Watcher disse...

Não desistir é a meta. Continue tentando. Não há nada mais incrível de saber que podemos chegar onde quisermos. E você sabe disso, né?

Parabéns pelo blog. Prazer!

Toscos e Ralados disse...

ah, mas ver o nossos amigos defendendo dá vontade de defender tbm nossas monos, é como um estímulo. um dia a gente chega lá. e, é melhor revisar bem o texto pra não correr o risco de chamar pierre lévy de africano.

=D

Polyana

Luana Diniz disse...

- Gilgomex, tu tb ousou um dia fazer Letras?? É doido tu?? hihihi
- Valeu, Nando! hasuhaushasu...
- Caríssimo Frank e a sua adorável inteligência. ;-)
- Davi, eu não sei quem sois. Será o Dave? Hmm..Pois sim, a segunda opção tb é problemática. Tu passar um longo tmpo fazendo um grande trabalho e ele ser jogado numa sala é foda.
- Mr. Carvalhedo retornando à blogosfera. Mas sim, tu já tem a tua mono teórica pronta? Ó, céus! Tô ficando para trás.
- Jô, concordo contigo. Embora eles tenham vários teóricos na caixola, a gente faz a pesquisa e tb podemos ter domínio do assunto, ouras.
- Eu sei sim, Critical! E chegarei. Agradicida pela visita!
- Polyana, sua imperdoável. hahaha. Vou dar a minha mono para ti revisar, q tal?

Beijooooo, meu povo!

Dona Reis disse...

rsrsrs...mto bem,amiga!
Eles nao perceberam a naciolidade de kafka...rsrsrs
Obrigada de novo!
bjs