on quinta-feira, 6 de dezembro de 2007 | 10 cousas
Estive pensando nos últimos dias no entulho de informações que recebemos por segundo. Eu, por exemplo, passo um largo tempo na internet e me perco diante de tantas páginas. Ai, a minha cabeça dói, sabia? O número crescente de blogs altera a noticiabilidade simultaneamente, dinamizando fontes, olhares e observações.

Quando me dou conta disso, vem à minha cabeça meu ex-professor de Sociologia, que degustou a experiência de passar um determinado período 'isolado' de qualquer meio que pudesse lhe oferecer informações. Na verdade, ele queria provar a si mesmo que não dependia de jornais para viver e disse: "Eu sobrevivi". Hehehe. O cara é meio doido, embora tenha conhecimento 'para dar e vender'. E eu acho que é isso. Ele tem tanto conhecimento que chega a ser incompreensível quando fala, porque começa a engolir palavras, frases e substitui tudo por um "pá-pá-pá". Mas sim, é óbvio que ele sobreviveu à catarse. E sobreviveu especialmente para continuar se alimentando de conhecimentos.

E é isso o quê acontece conosco. Mesmo que não reconheçamos que vivemos numa ciranda de informações, a cada segundo damos e recebemos algo que (des-) acrescente ao nosso hall de lunaticidades. Se pressupormos que esse (um) processo de troca de informações se dá a cada segundo, poderíamos fazer uma fórmula matemática para calcular quantas informações tivemos em 2007. E isso sendo modesto e levando em consideração que em cada segundo há apenas uma troca. Mas, claro que essa idéia de cálculo foi apenas uma viagem da Lua aqui, que não vai fazer @#$%%¨& de fórmula nenhuma, afinal, eu faço é Letras e não Matemática (ô, piada infame!!! ¬¬').

A propósito, falando em Letras... Antes que eu fuja do tema, foi exatamente por uma discussão durante a aula de Semântica (indagorinha), que tive a inspiração (:S) para este post. O professor dessa cadeira chegou com uma pérola para a turma:

"A cada ano, o Brasil tenta se superar no número de leitores e consegue. Em 2007, batemos o recorde de leitores, novamente. E sei que, em 2008, bateremos este record. Sim, fiquem embasbacados, mas as pessoas estão lendo cada vez mais! Estão lendo cada vez mais revistas 'Ti-ti-Ti', 'Contigo' e suplementos de jornais, como o 'Galera' (jornal local 'O Estado do Maranhão'). E, na semana que vem, esse número vai nos deixar mais orgulhosos, afinal de contas, dizem as más-línguas que o Juvenal Antena vai ser assassinado e os telespectadores vão ficar loucos para saber quem o matou. Ah, ainda podemos citar outro fator que colabora para que as letras sejam desembaraçadas: o desgraçamento dos outdoors. Vocês já conferiram quantas placas há daqui pra São José de Ribamar (município vizinho da capital maranhense?)"
:: E quem não sabe inglês? Como vai lidar com o blogspot in English? Acho que agora vou chamar meu professor de Inglês! O.o

10 cousas:

Zanfa disse...

Pois é, mas não só leitores, sobram escritores.

E a cada minuto surge um novo blog, uns bons, outros nem tanto... xP

Luana Diniz disse...

Ôpa!
Sem dúvidas. Mas isso é fruto de um outro fenômeno. Todos querem emitir opiniões e têm ferramentas para tal.

Só espero que o blog nem tanto bom seja o meu. ^^

Toscos e Ralados disse...

éguas, cadê a cartinha que vai pra Bahia?!

Poly

Johnny M. disse...

É, não podemos ter tudo que gostaríamos e talvez a graça da vida seja justamente essa.

Everaldo Ygor disse...

Escrevendo, blogando, aprendendo sempre... São essas as crônicas do dia a dia...
Abraços!
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Murilo Silva disse...

Olá Luca...
Sobre minhas 'esferografias'...
Sou ilustrador de profissão e desenhista compulsivo, por isso o blog. Não me preocupo muito com plágio, cópia...
Pode sempre usar os desenhos (não precisa nem pedir permissão),só não esquece de dar crédito ao pobre desenhista!

♪ Lorena disse...

ê ansiedade!!!
não se preocupe, pq tenho certeza que vc vai descobrir outras coisas para amar em sampa. a vibe é completamente diferente do rio, claro. ali o sobrenome de cada um é trabalho: tá todo mundo sempre com presa, a galera anda praticamente correndo na rua... mas há muitos que amam aquela cidade e não trocam por nada.

e depois, eu moro pertinho de sampa, a uma hora, no litoral. quem sabe ainda não sentamos num barzinho a beira mar pra bater papo, tomar cachaça de abacaxi e comer amendoim??

ah.... tenho um presente pra vc: http://boxstr.com/files/257257_btrwc/Adams%2C%20Douglas%20-%20O%20guia%20do%20mochileiro%20das%20gal%E1xias.zip

copiar, colar no navegador, baixar e rir muito. beijos!

Hugo Moura disse...

Pô, São Paulo é TÃO, mas TÃÃÃO bom! hahaha

Mas quando o pensamento está em outro lugar, o bicho pega que eu sei. haha!

Parabéns pelo post.



http://www.nossomundoimundo.blogspot.com/

Arthurius Maximus disse...

Singelo, carinhoso e comovente.

Luana Diniz disse...

- Polyana, esta foi a carta ONE.
- Murilo, já 'roubei' algumas e não te preocupa. Sou a favor do reconhecimento autoral.
- Lorena...aaaaaaahhhhh...já comecei a ler, mulher. Pô! Foi um grande presente. :,) E beberemos sim..nahuura... :)
- Obrigada, Arthurius. :)