on terça-feira, 20 de novembro de 2007 | 3 cousas

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra


Iniciei, há menos de dois meses, um estágio numa Ong que lida diretamente com meninas e mulheres negras. Quando eu fui trabalhar na Ong, eu tinha a curiosidade de ver o funcionamento humanizado de um corpo em prol de outros corpos. Mas confesso que, no início, algumas peculiaridades na cultura institucional me deixaram com os dois pés atrás. Com o passar do tempo a única coisa que me angustiava era o próprio trabalho que eu fazia em si. (Só explicando: estou na ong para diagnosticar o clima comunicacional e elaborar um plano de comunicação para a mesma.) E, especialmente, hoje, me senti mais ativa e importante dentro da organização.

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, eles fizeram um seminário para discutir a implantação da Lei Nº 10.636, que discorre sobre a implementação de Estudos da Cultura Negra nos Curriculos Escolares. Eu sou negra, tenho cultivado curiosidade pelos movimentos sociais, mas afirmo que pouco conheço sobre as bandeiras do movimento negro e a discussão de hoje me deixou em êxtase.

Não recordo o curriculo e a especialidade da principal palestrante do dia. Sei apenas que ela é mineira, negra, gorda e lésbica. Muitos fatores juntos para dar margem à discriminação, não é? É, não diga que não, porque vai ser mentira. As características dela estão todas fora dos padrões criados e vigiados pela maioria de nós. Eu digo nós, porque, como eu já disse em um outro post (num outro blog), todos nós temos preconceitos. Voltando...Ela falava, como se fosse, de fato, neta do Zumbi e da Dandara, e tivesse sido enviada para dar injeção de ânimo aos negros que ali estavam postos a ouvi-la.

Eu estive disposta a ouvi-la desde que senti a sua empolgação. Eu nunca me senti tão negra e tão feliz por isso, como hoje.

Eu fiz algumas anotações para noticiar (trabalho secundário da ONG) e prometo postar alguns pontos bastante importantes aqui, no próximo post.
Ósculos...

3 cousas:

Higuita disse...

Muy interesante.
Ciao

Ivan, Sassari, Italy

http://samajchnusa.blogspot.com

Luana Diniz disse...

I speak only English, but managed to understand what you said.

Thanks!

;-)

Now, I am testing my new photo blog!

Kisses for everybody!

=***

Alberto Júnior disse...

Sugiro recomendar a Fernando a leitura deste post pra ver se ele pára de "brincar" de te discriminar utilizando os mesmos adjetivos que descreveste aqui para a palestrante.
No mais, ando um tanto quanto reflexivo sobre as afirmações identitárias que assumimos quando somos frutos de uma cultura miscigenada. Não somos 100% negro, 100% branco ou 100% índio, nem 100% cigano, nem 100% sei-lá-o-quê.
Datas são importantes para reforçar em nosso imaginário a importância de cada etnia na nossa formação cultural, por isso que louvo o título da data: Dia Nacional da CONSCIÊNCIA Negra.
O chato é que sempre focamos a memória de tal data a fatos tristes e vergonhosos do nosso passado, à questão do preconceito e acabamos por deixar em segundo plano os motivos para comemorar.