on quinta-feira, 29 de novembro de 2007 | 5 cousas
*Segundo o jornalista Antonio Martins, editor do Le Monde Diplomatique Brasil, a blogosfera, como mídia alternativa, deveria atender à demanda de debate público. O jornalista acredita que, embora poucas pessoas tenham computadores em casa, o acesso ao meio virtual não se torna ínfimo em função do número de lan houses espalhadas. E isso é uma grande verdade. Por exemplo, o garotinho, que não tem computador em sua casa, consegue juntar grana para pagar hora em ciber. Meu sobrinho mesmo chega a economizar as suas moedinhas para pagar uma hora diária na lan house. Daí você me pergunta, então: "Por que tanto analfabeto virtual?" A falha, obviamente, está no uso. Esses jovens não têm ciência do alcance e da utilidade de um blog e aí entra o grande trunfo dos profissionais em revelar isso.


Ainda na fala do Antonio Martins, a blogosfera tem sido um grande filão para a produção de vozes, porém a face egocêntrica dos seus usuários é mais aparente do que outros temas que fomentariam a análise crítica do mundo. Disso tiro grande parte dos blogs que conheço, inclusive o meu. Certamente, os leitores que por aqui passam devem ser atormentados com o meu mundo comum. E, para todos os efeitos, como jornalista (só questão de receber o canudo, dentro de sete meses \o/), eu deveria ser menos uma narcisista no meio virtual. Admito!

Porém, como eu não tenho fôlego para mais um blog (quem sabe mais tarde?!?), tentarei fazer do lunaticidades um blog mais heterogêneo. Não eliminarei a 'minha face' e adicionarei alguns textos mais analíticos. Será que consigo? Bem! Tomara, né?!? Só não prometo falar de política, porque odeio politicagem e, venhamos e convenhamos, é essa a prática dos tais que andam por aí governando.

Ufa! Acho que comecei bem. Até que não ficou tão mal assim instigar os amigos blogueiros que poderão passar por aqui a refletir mais sobre a função social da blogosfera.




* A entrevista que eu fiz com o jornalista Antonio Martins aconteceu durante o lançamento do núcleo maranhense da Aliança Internacional de Jornalistas.

Creative Commons License



5 cousas:

K. disse...

Bonita,

esse ano eu completei 10 anos (ativos e ininterruptos) de jornalismo. Quer saber? Quero ser egoísta SIM no meu blog.....
Escrevo tanto sobre o Brasil, a vida dos outros, os sonhos dos outros, a comunidade, São Paulo, que às vezes me pergunto: e os meus?

então, mesmo concordando com Antonio Martins, vou ficar devendo esta....


blogueira egoísta assumida..rs

beijossssssssssss.. ;)


K.
www.incompletudes.wordpress.com

Luana Diniz disse...

Até que você não é tão egoísta assim...acabou de confessar para nós o próprio egoísmo!
hehehe
É, K. De fato, você merece uma folguinha, nem q seja para gritar ao mundo que você existe.

*^.^*

Lord disse...

Aproveite bem o seminário.

Eduardo Mingá. disse...

ei, o garoto da sua imagem tá lendo uma revista com o meu nome!
AEHUEH

mas o fato é que o orkut toma conta, por isso o analfabetismo virtual.

ah, e acho que você consegue heterogenizar sim!
:D

boa sorte, Lua.

Luana Diniz disse...

Pois é, Mingá!
Quando eu copiei a imagem, eu lembrei mesmo do teu nome.
kakaka